Servidor: Como sua Performance Impacta Diretamente o Marketing Digital

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é um servidor? Segundo a Wikipedia, um servidor de hospedagem de sites é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeo ou qualquer conteúdo acessível por web.

Mas em qual ponto um servidor se relaciona com a otimização de resultados no Marketing Digital? Continue lendo que nós já vamos te contar.

A ascensão do Marketing Digital

O Marketing Digital é uma das áreas da publicidade com maior crescimento na última década. Empresas de todos os tamanhos e de diversas indústrias têm alocados recursos no Marketing Digital e diminuído seus investimentos nas chamadas “mídias tradicionais”.

Estratégias de Marketing Digital estão presentes nas redes sociais que frequentamos, nos sites que visitamos, nos vídeos que assistimos e nos emails que lemos.

Diferente de outras mídias, o Marketing Digital possibilita às empresas uma clara noção de métricas. O que funciona, o que não funciona, qual tipo de linguagem traz mais resultados, qual tipo de campanha leva mais usuários ao website e qual tipo de call to action traz mais vendas.

O Marketing Digital funciona também como um potencializador de novos negócios. Micro, pequenas e médias empresas podem utilizar anúncios, email marketing e SEO para captar mais clientes e vender mais.

Com o mundo da publicidade cada vez mais voltado para resultados, o Marketing Digital entra em cena como uma das melhores formas de medir como o seu público-alvo reage ao seu posicionamento de marca, aos seus produtos e aos seus lançamentos.

As marcas e as agências possuem muito mais controle sobre suas campanhas do que com investimentos em outros tipos de mídia, principalmente quando levamos em conta o quão segmentado o Marketing Digital pode ser.

Os profissionais de marketing podem atingir possíveis consumidores segmentando-os por idade, sexo, área profissional, interesses, dados demográficos etc.

É uma forma sem precedentes de atingir potenciais clientes a qualquer hora, em qualquer lugar e em diversos dispositivos. Isso dá às empresas um controle e potencial de alcance como jamais houve

A importância do servidor

Todo esse mundo de oportunidades, contudo, muitas vezes não é aproveitado pelas marcas e agências. Muitas delas focam muito no visual de suas aplicações e páginas e nas features que irão expor e se esquecem de que tudo começa com uma boa hospedagem.

Esse componente essencial de todo website é muitas vezes negligenciado pelas empresas e pelos gestores, que só passam a prestar atenção à qualidade da hospedagem de seus sites quando eles começam a cair diversas vezes.

O tipo mais comum de hospedagem são as Hospedagens Compartilhadas, onde centenas de websites são alocados dentro de um mesmo servidor.

Já que se trata de um servidor com diversas aplicações juntas, se uma delas começa a consumir mais recursos, as outras são afetadas.

Se uma delas possui uma falha de segurança, as outras ficam em risco. Se um site envia spam, os emails dos outros websites do mesmo servidor podem acabar indo parar na caixa de spam.

Esse tipo de hospedagem, embora ideal para os anos 90, não é a mais indicada para a internet atual.

Todos esses problemas gerados pelas hospedagens compartilhadas fizeram com que muitas empresas e agências passassem a migrar para um tipo de hospedagem mais segura e com mais performance: os cloud servers (servidores na nuvem).

Diferente da hospedagem compartilhada, na hospedagem na nuvem os sites, emails e bancos de dados são hospedados em uma série de servidores conectados entre si, o que garante mais segurança e mais desempenho.

Como o servidor afeta o seu Marketing Digital

Voltando agora à questão principal desse post: como a performance do seu servidor influencia nos seus resultados de Marketing Digital? Qual a diferença entre ter suas aplicações hospedadas em uma hospedagem compartilhada ou em uma hospedagem na nuvem?

É necessário pensar em alguns dos principais elementos que compõem estratégias de marketing digital: websites, email marketing e landing e squeeze pages. Todas elas, de uma forma ou de outra, estão diretamente ligadas à performance do servidor no qual estão hospedadas.

A importância do servidor nos Websites e Páginas

Você sabia que apenas 1 segundo de demora no seu site pode gerar 40% menos visitantes?

Se você tem um blog ou então um site no qual oferece seus serviços, sabe que ter um bom número de visitantes é essencial para converter leads em clientes.

Ter um site que demora a carregar – ou pior, que sequer carrega – certamente é um problema gigantesco para as suas estratégias de marketing digital.

Dentro dessa mesma questão estão as landing e as squeeze pages. Esses tipos de página estão cada vez mais presentes em estratégias de Marketing Digital.

São formas extremamente eficazes de direcionar os usuários para ações que você quer que ele tome, além de possibilitarem um maior controle sobre quais estratégias estão funcionando melhor (através de teste A/B, por exemplo).

O problema com landing pages e squeeze pages hospedadas em servidores com baixa performance é o mesmo dos websites e blogs: com uma infraestrutura de baixa qualidade, o tempo de carregamento da página pode demorar, o que fará com que os usuários abandonem as páginas, fazendo você perder leads preciosos simplesmente por uma questão de performance do seu servidor.

A importância do servidor no Email Marketing

Além dos websites e páginas, a performance do seu servidor afeta diretamente as suas estratégias de email marketing.

O email marketing é hoje uma das estratégias preferidas por profissionais de marketing digital, pelo alto retorno que trazido por ela. É uma forma de comunicação extremamente direta, que faz com que você possa estar sempre em contato com leads e clientes.

Contudo, contas de email hospedadas em hospedagens de baixa qualidade farão com que toda a sua comunicação via email marketing seja comprometida, já que seus emails muitas vezes não serão enviados, serão enviados como spam etc.

Possuir uma gateway de emails hospedada em um servidor de alta qualidade possibilita que suas campanhas de email marketing sejam devidamente entregues e que você e sua marca estejam sempre nos olhos e na mentes dos seus possíveis consumidores e atuais clientes.

Por que uma boa hospedagem faz toda a diferença?

Muitas vezes negligenciada, a hospedagem é um elemento essencial por quem trabalha com ou utiliza Marketing Digital.

A performance do seu servidor pode ser o ponto decisivo entre o seu possível cliente permanecer ou não no seu website, clicar ou não em um botão em uma landing page ou se engajar ou não com uma campanha de email marketing.

Utilizar uma boa hospedagem e ter servidores de alta qualidade é um fator decisivo para o sucesso das suas estratégias de marketing digital e, consequentemente, do seu negócio.

E quais são as suas experiências com o servidor de hospedagem e o marketing digital? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.

Curta e Compartilhe:
Deixe seu comentário