O Guia Emocional das Cores

Tempo de leitura: 2 minutos

Li recentemente o artigo Por que o Facebook é azul? no Portal Administradores e usei algumas informações dele como inspiração pra falar um pouco sobre usabilidade e sobre o mistério que envolve as cores dos botões de Call to Action.

Bom, você já se perguntou alguma vez por que o Facebook é azul? Já se questionou também por que algumas empresas usam o botão laranja no seu site ao invés do verde?

Para abordar este tema tão interessante que é a psicologia das cores, dê uma olhada neste infográfico bem bacana do Guia Emocional das Cores:

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BÔNUS: análise das cores nos Botões de Call to Action

call-to-action-cores

 

O caso Performable

Agora vamos falar do teste do botão. A empresa Performable (que foi adquirida pela HubSpot) quis saber se apenas mudar a cor de um botão faria diferença na taxa do conversão do seu site. Eles começaram com a simples hipótese de escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que aconteceria.

→ Para verde a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento em frente.

→ Para vermelho as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare. Vermelho também é conhecido por chamar atenção.

Então no Teste A/B entre verde e vermelho a cor campeã certamente foi a verde, por ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam; o botão vermelho superou o verde por 21%.

case-performable-hubspot

 

É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do botão: mais pessoas (21%) clicaram no botão vermelho do que no verde. Todo o resto continuou igual na página (como pode ver acima). Logo, foi a cor que fez a diferença.

 

Não se deixe influenciar pelos seus gostos pessoais, e sim por resultados comprovados

Não quero dizer que usar a cor vermelha nos botões de Call to Action do seu site trará mais resultados. Não existe verdade absoluta, tudo deve ser testado. A estratégia que não funcionou na sua empresa pode funcionar em outras; e vice versa. O mesmo vale para as estratégias de marketing. Pense nisso!

E sobre o Teste A/B, leve em consideração pois pode ser bastante útil.

Então teste sempre, desconfie de tudo, seja curioso e teste sempre.

Sucesso!

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