Mídias Sociais no Agronegócio: 5 Passos Simples para Dominá-las

Tempo de leitura: 8 minutos

A utilização de forma eficiente das mídias sociais no agronegócio é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

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E não é de se estranhar, afinal de contas o relacionamento é o foco dessas mídias – o que vai de encontro ao objetivo do marketing digital.

Uma pesquisa realizada pela eMarketer revelou que a população brasileira é a mais presente nas mídias sociais entre todos os países da América Latina.

São 93,2 milhões de usuários mensais ativos.

 

usuários de mídias sociais no agronegócio
A população brasileira é a mais presente nas mídias sociais.

Você pode estar se perguntando qual é a relação entre essa grande presença do público nas mídias sociais e o seu agronegócio.

E é aí que as coisas ficam interessantes.

Uma pesquisa da revista Businessweek analisou as 100 companhias mais valiosas do planeta.

E percebeu que aquelas que mais investiram nessas mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto as que deixaram o assunto de lado tiveram uma queda de 6%.

Parece que dar uma atenção especial às mídias sociais pode realmente fazer a diferença, não é?

Veremos, logo a seguir, a importância do marketing digital e das mídias sociais no agronegócio, e 5 passos pra você dominá-las!

A importância das mídias sociais no agronegócio como uma estratégia de marketing digital

A importância do Marketing Digital no agronegócio para Sherlock

Passamos cada vez mais tempo conectados à internet.

Responder alguns e-mails, dar uma checada no Facebook, combinar um evento pelo Whatsapp, ler artigos no Linkedin.

É uma infinidade de opções que já fazem parte da rotina.

Se é um fato que a internet provocou uma grande revolução nas formas de comunicação e relações humanas, é inegável o impacto das mídias sociais para potencializar esse acontecimento.

O objetivo do marketing digital é conectar-se com o público e criar relacionamentos duradouros, com base na comunicação.

Portanto, nada mais natural do que utilizar a forma mais eficiente de se comunicar no mundo em que vivemos, não é mesmo?

As mídias sociais ganham muita importância em uma estratégia de marketing digital no agronegócio por fazer com que a informação chegue ao público com facilidade.

Se quiser aprender mais sobre como usar o Marketing Digital para o agronegócio leia 👉 esse nosso artigo.

Em vez de sentar para conversar com os interessados no seu produto, um por um, você pode chegar até eles todos através das mídias sociais.

E tudo isso sem tornar a comunicação impessoal.

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5 passos para dominar as mídias sociais no agronegócio

Compreender a importância das mídias sociais é o primeiro passo para dominá-las e arrasar com o público.

Entretanto é muito comum o uso equivocado dessa ferramenta, o que pode torná-la ineficaz e até mesmo prejudicar o agronegócio.

Imagine só uma empresa que utiliza as suas mídias sociais para compartilhar conteúdos que não estão relacionados à atividade do negócio e podem ser ofensivos para uma parcela do público.

Um grande tiro no pé, né não?

O uso correto dessas mídias pode trazer ótimos resultados para o marketing digital no agronegócio.

Portanto, confira os 5 passos para dominar as mídias sociais!

5 passos para dominar as mídias sociais no agronegócio

1. Segmente e atraia

Imagine uma empresa que posta seus conteúdos em todos os canais de comunicação que encontra, sem se importar com quem será o receptor daquela mensagem.

Certamente milhares de pessoas visualizarão as suas postagens, mas pouquíssimos prestarão atenção – afinal de contas, não é algo que desperta o seu interesse.

Por outro lado, uma empresa que vende frutas pode buscar se comunicar com grupos de vegetarianos, de pessoas procurando emagrecer ou então restaurantes que possam comprar grandes volumes.

Mesmo sendo vista por menos pessoas, é provável que ela obtenha mais retorno.

Esse exemplo representa a segmentação do público – ou seja, dividir o público em pequenos grupos para focar nos seus interesses.

Uma boa segmentação facilitará a aproximação do seu agronegócio com o público que está realmente interessado no que você tem a oferecer.

2. Entenda as necessidades do público

Quando falamos sobre a utilização das mídias sociais é muito importante saber ouvir o que o público tem a dizer.

A comunicação deve acontecer em mão dupla para que você possa de adequar às necessidades do seu cliente.

Muitos negócios preocupam-se somente em gerar conteúdo e não dão atenção ao feedback do público.

Isso pode frear a criação de um bom relacionamento, pois quando você consegue entender exatamente o que o público espera fica fácil de entregar conteúdos que são considerados de valor.

Cada empresa possui as suas próprias características que influenciarão diretamente no contato com o público.

É fundamental descobrir como o público se sente mais confortável para interagir, levando em conta alguns fatores:

Forma do relacionamento. É possível adotar uma postura de empresa mais “amigona” do público.Entre na onda dos memes e reforce uma comunicação frequente, ou então um comportamento mais formal, para transmitir seriedade. Tudo dependerá de como você quer ser visto e do que o público prefere acessar.

Tipos de conteúdos. Você pode utilizar as mídias sociais para explorar os mais diversos tipos de conteúdos: textos, fotos, infográficos, enquetes, vídeos, transmissões ao vivo, entre outros. O fundamental é ir notando quais deles despertam mais interesse do público.

Linguagem utilizada. A linguagem utilizada também impactará na forma como o público recebe os conteúdos que você oferece. Encontre a melhor forma de se comunicar para atrair mais atenção.

3. Utilize a comunicação para criar relacionamentos

Você senta-se em frente ao computador, faz login no Facebook é pensa consigo mesmo “vou encontrar alguns produtos para comprar”.

Geralmente não é bem assim que funciona, não é mesmo?

As pessoas não entram nas mídias sociais com o intuito de comprar, e sim de se relacionar com amigos, familiares, páginas e, é claro, empresas.

O seu foco deve ser utilizar a comunicação para criar relacionamentos com esse público.

Com esse exercício de criação de conteúdos relevantes e interação com o público, você criará laços fortes de relacionamento e também atrairá mais pessoas para segui-lo.

É uma interação que acontece de forma natural, sem qualquer pressão pela compra de um produto ou serviço.

4. Deixe a sua marca

Deixe sua marca no marketing digital no agronegócio

As mídias sociais oferecem uma ótima oportunidade de fortalecer e consolidar a marca do seu agronegócio dentro daquele segmento em que está inserido.

Cada publicação, discussão, história contada, enquete e qualquer outra interação ajuda a sua empresa a ser melhor vista.

Isso tudo proporcionará um ganho de alcance e influência. Isso leva seus produtos a serem vistos por mais pessoas e aumenta as chances de vendas.

5. Tenha uma boa estratégia de marketing digital

Finalmente, o último passo para dominar as mídias sociais no agronegócio é conseguir associar as suas ações com as demais diretrizes da estratégia de marketing digital.

Por mais efetivo que seja marcar presença nas mídias sociais no agronegócio, isso precisa estar coordenado com outras iniciativas na internet.

Imagine só um agronegócio que consegue engajar o seu público nas mídias sociais com sucesso.

Porém, quando um interessado vai acessar o website dessa empresa se depara com informações desatualizadas e nenhuma informação a respeito de seus produtos.

É bem possível que ele perca o interesse, concorda?

Além disso, você pode contar com o auxílio de diversas ferramentas voltadas para as mídias sociais – como o controle de acessos, número de seguidores, interações, criação de conteúdos ou gerenciamento de palavras-chave.

Isso também será muito importante para o restante da estratégia de marketing digital.

Leia aqui 👉 5 dicas valiosas de Marketing Digital para agronegócios.

Portanto, siga as dicas para utilizar as mídias sociais da melhor forma possível.

No entanto, não esqueça de definir uma boa estratégia de marketing digital no agronegócio.

E então, o seu agronegócio já está presente nas mídias sociais?

Você ficou com alguma dúvida a respeito dos temas abordados? Deixe o seu comentário!

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