Mídias Sociais: como usá-las da maneira certa pra ajudar sua empresa a crescer

Tempo de leitura: 10 minutos

O que você vai ver sobre Mídias Sociais:

  1. Dados interessantes
  2. Motivos para a sua empresa usar Mídias Sociais
  3. Marketing nas Mídias Sociais
  4. Facebook no marketing da sua empresa
  5. Dica

Vimos nos últimos anos um grande boom das mídias sociais que a cada dia conseguem atrair mais e mais pessoas.

Com tanta gente populando essas mídias – que se tornaram enormes redes sociais – as empresas começaram a enxergar nelas uma grande oportunidade para se fazer marketing, o que de fato é verdade.

Contudo, muitos gestores e empreendedores ainda insistem em não querer “lançar” suas empresas (marcas) nas redes sociais.

Consideram essa ação desnecessária por acreditar que seus potenciais clientes não estão nessas mídias.

Para mostrar como essa ideia é equivocada, quero te apresentar alguns dados.

Dados interessantes:

Pessoas analisando dados interessantes

A Strategy Analytics fez uma pesquisa em 2014 e concluiu que 36% da população mundial estará usando as mídias sociais até 2019.

Uau!! Isso significa uma grande parcela de pessoas reunidas em um mesmo lugar. Será que realmente não é válido mostrar sua empresa para elas?

Para ser mais específica ainda, quero falar do Brasil. Os brasileiros são os que mais gastam tempo nas redes sociais. Em média 60% a mais do que o resto do planeta.

Fonte: comScores

Essa é uma excelente porcentagem, e mostra o quanto você pode estar perdendo se sua empresa ainda não está presente nas mídias sociais.

Mas se você ainda está em dúvida sobre o quanto as mídias sociais podem ser grandes aliadas para sua empresa, veja abaixo alguns motivos para mudar de ideia.

Motivos para usar as mídias sociais como estratégia do Marketing Digital da sua empresa:

  1. Alcance

Consiga alcance através das mídias sociais

Uma empresa dever ir atrás do seu público onde ele estiver e as chances dele estar presente nas mídias sociais é quase 100%.

Segundo o Ibope, no Brasil já são mais de 100 milhões de internautas. Esse número coloca o Brasil como o 5º país com o maior número de conexões à internet.

90,8% desses internautas acessam as mídias sociais, e mais, os brasileiros são o que passam mais tempo navegando nessas redes, totalizando 13,8 horas mensais.

Os dados foram levantados pelo SurveyMonkey, em parceria com a [email protected]

Ainda de acordo com esse levantamento, 41% dos brasileiros que acessam as redes, compartilham conteúdos com o objetivo de promoverem alguma causa.

Você já parou pra pensar que sua marca pode estar incluída nisso?

  1. Viralidade

Viralidade através das mídias sociais

Poucas mídias, ou melhor, afirmo que nenhuma outra mídia tem a capacidade de viralizar tanto um conteúdo quanto as mídias sociais.

É quase certo que você conheça um ou mais exemplos de conteúdos que viralizaram assim que caíram na internet. Não é possível controlar ou saber quando um conteúdo produzido pela sua empresa vai viralizar também, mas vale a pena investir e tentar.

É muito fácil e prático compartilhar um conteúdo nesses canais, e essa facilidade pode ajudar sua empresa a levar uma mensagem para mais pessoas.

  1. Conhecer e monitorar o seu público

Monitore o seu público através das mídias sociais

Através das mídias sociais é possível estar mais próximo do público da sua empresa, com isso, você acompanha de perto o que eles estão dizendo sobre o seu produto, como estão percebendo sua marca, etc.

Essas informações permitem você tomar decisões direcionadas e embasadas no que o seu público está dizendo. Deixando o achismo de lado e te tornando mais assertivo.

  1. Canal de atendimento – SAC 2.0

Canais de atendimento através das mídias sociais

Ter um bom atendimento deixou de ser um diferencial – há muito tempo – para se tornar obrigação de qualquer empresa.

E as redes sociais podem fazer parte da estratégia de atendimento da sua empresa.

Segundo a Scup, empresas que utilizam as redes sociais para atenderem os clientes estão ganhando mercado e mais clientes satisfeitos.

Afinal, o que todos esperam ao usar a internet é agilidade, e sua empresa pode aprimorar isso fazendo o atendimento através das mídias sociais.

Pense nisso!

  1. Construir uma boa reputação

Construa sua reputação através das mídias sociais

Se sua empresa tem um produto ou serviço que as pessoas confiam e gostam, as mídias sociais serão muito importantes para construir uma reputação positiva em torno desses fatos.

Quando as pessoas percebem valor em um produto ou serviço e confiam em uma empresa, elas compartilham essa satisfação e confiança nas redes sociais.

Veja esse exemplo:

Se você está procurando por um serviço na internet, e encontra duas empresas que prestam o mesmo serviço, porém, você encontrou pessoas falando bem da empresa 1 e não encontrou nada da empresa 2. Em qual você vai confiar mais? Provavelmente na 1.

  1. Gere credibilidade

gere credibilidade com as mídias socias

Crie conteúdo relevante para o seu público.

A partir do momento que os consumidores perceberem que seus canais nas mídias sociais estão sendo atualizando com conteúdo que realmente são interessantes, eles vão perceber valor.

Isso fará com que eles se engajem (compartilhem, curtam e comentem) com esse conteúdo, gerando credibilidade para sua empresa. Pois estão mostrando para os amigos deles que confiam no que sua empresa diz.

Por exemplo, se você tem um pet shop, pode criar conteúdo que dê dicas de como cuidar bem da alimentação dos pets.

Se você deseja aprender mais sobre a estratégia digital de Marketing de Conteúdo, 👉 leia esse nosso artigo.

As redes sociais são uma realidade e não dá para deixa-las de lado.

Veja o número de usuários nas principais redes:

  • Facebook: 1.28 bilhões de usuários ativos
  • Google+: 540 Milhões de usuários ativos
  • Twitter: 255 milhões de usuários ativos
  • Instagram: 200 milhões de usuários ativos
  • Linkedin: 187 milhões de usuários ativos
  • Youtube: Mais de 1 bilhão de usuários

Fonte: Digital Insights


Marketing nas Mídias Sociais

Marketing nas mídias sociais

Está claro que podemos utilizar as mídias sociais para diversas ações, mas a principal e mais usada delas é o marketing.

Para que o seu marketing nas mídias sociais seja um sucesso é preciso haver interatividade, marketing de relacionamento.

Primeiro você cria relacionamento com o seu público e depois sutilmente apresenta sua mensagem publicitária.

Se sua estratégia de marketing for baseada apenas em conteúdos promocionais, então ela será um fracasso.

Antes de divulgar seu produto ou serviço, crie laços, ofereça materiais e conteúdos relevantes para o seu público.

Você precisa estar ciente de que: fazer marketing nas mídias sociais não é a mesma coisa que fazer mágica. Exige tempo, afinal relacionamentos não são criados de um dia para o outro.

É essencialmente importante que você tenha uma boa estratégia traçada e um bom planejamento. Ao contrário do que alguns pensam, seus posts nas mídias sociais não devem ser feitos de qualquer jeito.

Você deve dedicar tempo para planejá-los.

Para te ajudar nesse processo de planejamento, confira a 👉 planilha de calendário editorial para mídias sociais.

4 Grandes Vantagens em Usar a Mídia Social: Facebook no Marketing da sua Empresa

O Facebook se tornou uma ferramenta de marketing poderosíssima.

O Facebook é a maior rede social do mundo, e as pessoas estão o tempo todo trocando informações e interagindo umas com as outras.

Contudo, para as empresas o Facebook não é apenas uma rede social, e sim uma ferramenta de marketing poderosíssima quando usado de maneira correta.

Confira 4 Grandes Vantagens em Usar o Facebook no Marketing da sua Empresa.

  1. Comunique com seus clientes em tempo real.

Comunique com os seus clientes em tempo real através das mídias sociais

Com a facilidade de comunicação em tempo real que o Facebook proporciona, as empresas conseguem e podem se comunicar com muito mais agilidade com seus consumidores, respondendo dúvidas em tempo real, por exemplo.

  1. Aumento do fluxo no seu site

Aumente o fluxo do seu site com as mídias sociais

O Facebook pode ajudar a aumentar o tráfego do site da sua empresa.

Para alcançar isso, insira na medida do possível em seus posts, links que levem o usuário – com algum objetivo relevante – para o site da sua empresa.

Contudo, para que os resultados sejam realmente positivos, é necessário que sua empresa tenha um site interessante, que faça os clientes ou possíveis clientes terem motivos para quererem acessa-lo.

Ter conteúdos relevantes relacionados ao seguimento do seu negócio pode ser uma grande estratégia.

  1. Monitore o que estão falando da sua empresa

use as mídias sociais para monitorar o que falam da sua empresa

Você pode acompanhar de perto o que seus clientes andam falando da sua empresa, seja no dia a dia, nas conversas geradas na rede, em marcações, compartilhamento, curtidas e citações.

Veja comentários positivos e negativos, identifique seus “erros” e analise para saber onde pode melhorar.

Não ignore o que seus clientes estão dizendo, mesmo que seja “duro” de saber.

As críticas fazem parte do dia a dia de qualquer empresa, as melhores as compreendem e tiram os pontos positivos para poderem melhorar.

  1. Aprenda e compartilhe conhecimento

Aprenda e compartilhe conhecimento através das mídias sociais

Através do Facebook as empresas podem aprender coisas novas assim como ensinar.

Entregar para os seus fãs conteúdos que realmente são relevantes para eles, pode estreitar o relacionamento deles com a sua empresa.

Por isso, antes de sair postando qualquer coisa, pense no que realmente eles gostariam de ver na sua fan page.

Mostrar com mais detalhes como funciona sua empresa, trazer casos de sucesso e histórias interessantes, são algumas ideias de conteúdo que podem atrair a atenção dos consumidores.

Mas lembre-se, escute-os e aprenda o que eles têm a ensinar para você e sua empresa.

Enfim, ter um relacionamento bem estruturado com seus clientes no Facebook, irá beneficiar muito sua empresa, pois pode-se criar um relacionamento com mais transparência, mais humanizado e gerar credibilidade e confiança.

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Quer aprender mais sobre como fazer marketing no Facebook? Então você precisa acessar o nosso eBook.

O Facebook pode ser a maior mídia social, mas não é a única. Não sabe em quais redes sociais sua empresa deve estar presente? Fique atento a dica que eu vou te dar.

Dica

dica de presente pra você

Sua marca não precisa estar presente em todas as mídias sociais, não é quantidade que vai te fazer conhecido. A primeira coisa que você precisa fazer é criar as suas personas.

Personas são personagens fictícios criados para representar o cliente ideal.

Para conseguir ser assertivo e cativar o seu público e possíveis clientes, crie e utilize as personas. 👉 Saiba como identificar e criar personas neste guia que preparamos.

Depois de criar suas personas procure estudar e entender onde os seus futuros clientes estão, quais são as mídias sociais que eles usam?

Só depois disso defina quais são as mídias sociais essenciais para sua marca participar e mãos a massa.

Dica extra: Outra coisa super importante a ser feita é manter a frequência nas publicações. Quanto mais posts você fizer, melhor (desde que sejam interessantes e tenham qualidade).

Quer criar uma presença digital bem estruturada para sua empresa nas redes sociais?

A RG+ pode te ajudar. Clique aqui e entre em contato conosco agora. Será um prazer conversar com você.

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