Seu esforço é proporcional aos seus resultados em Marketing Digital

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Muitas vezes você já se pegou pensando em como temos que nos esforçar para conseguir os resultados que almejamos em nossa vida? E é perceptível que cada vez que o esforço é maior o resultado se torna muito mais duradouro. Existe um ditado popular que resume bem esse fato “tudo que vem fácil, vai fácil” e podemos dizer que essa ideia não é diferente no Marketing Digital.

Já percebemos que o consumidor não é o mesmo e estamos carecas de saber que quanto mais conhecemos nosso público, compreendemos nitidamente suas necessidades, carências, dúvidas e podemos criar um relacionamento muito mais sólido e sincero do que uma simples transação comercial. A questão é, que para conseguir esse nível de relação precisamos nos esforçar muito no começo, exatamente como nos relacionamentos que temos em nossa vida.

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O Pote de ouro no arco íris

A partir do momento que você começa a entender o seu público, tudo começa a ficar mais claro, logo, produzir conteúdo deixa de ser um trabalho árduo e se torna algo natural, o trabalho de SEO começa a dar frutos e seu site fica cada vez mais relevante, as campanhas de links patrocinados mostram um ROI que você jamais imaginou e você começa a perceber que pode ser que não precise mais gastar tanto com mídia, já que as pessoas lembram de sua empresa sempre, seja abrindo seus e-mails, compartilhando seu conteúdo ou visitando seu site.

Então você se pergunta, por que só agora consegui ter esses resultados? Por que não poderia ser mais fácil no começo? Por que tive que me esforçar tanto para conseguir fazer isso da maneira certa? Bem, posso dizer que a resposta é simples, porque os resultados duradouros vêm a longo prazo, como diz o velho ditado popular, e é preciso paciência e perseverança.

Desistir é o maior erro

O maior erro das empresas é desistir no meio do caminho. Não é simplesmente porque você planejou e construiu uma estratégia que ela vai dar certo, você precisa aceitar as falhas e se propor a começar tudo do zero se for preciso, pois, no marketing digital não existe verdade absoluta e sim testes A/B.

A engrenagem do sucesso

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Imagine sua empresa como uma engrenagem e para fazer com que ela funcione é preciso um impulso inicial para que ela comece a girar cada vez mais rápido até que você não precise mais se esforçar e ela gire por si só em um ciclo interminável. Agora pense como seria aplicar esse conceito em todos os canais, Branding, SEO, Links Patrocinados, Mídias Sociais, entre outros, até que todas as engrenagens estivessem funcionando sozinhas e se encaixando perfeitamente.

Você precisa entender a particularidade de cada canal que irá investir e impulsioná-los para que sua empresa alcance mais pessoas com cada vez menos esforço.

Invista em relacionamentos

Crie relacionamentos duradouros, torne-se referência no que faz, mostre a todos que você entende do seu negócio, dê soluções para os problemas de seus clientes e parceiros. Relacionamentos são construídos por meio da reciprocidade, quando você dá algo de valor, recebe em troca credibilidade e confiança, características muito valiosas para ser uma marca de sucesso.

E como saber se estou no caminho certo?

Não existe outra maneira do que medir e testar, você precisa ter essa cultura bem implantada em sua empresa ou não saberá para onde está indo e jogará seu investimento todo no ralo. É preciso definir metas, objetivos e KPI’s para cada esforço e acompanhá-los sempre de acordo com a demanda de cada canal.

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O que você precisa ter em mente é a capacidade de se reinventar sempre e abusar da criatividade de todos os envolvidos. Muitas vezes você pode pensar que desistir de uma estratégia pode ser a melhor solução, mas, talvez você não tenha testado realmente todas as possibilidades e perderá uma grande oportunidade.

O esforço inicial é sempre difícil, mas, o primeiro passo é o que determinará o futuro da sua empresa. Lembre-se de que se você não estiver disposto a arriscar, outros estarão, e você estará fora do páreo antes mesmo do que imagina.

Se você é como eu e acredita no marketing que faz sentido e através dele construir relacionamentos duradouros, recomendo a leitura desse post, Inbound Marketing: O marketing Altruísta. De nada vale seu esforço se o seus resultados não fizerem sentido para você, seus clientes e parceiros. Espero que essa leitura te ajude ainda mais a fazer a sua engrenagem girar cada vez mais rápido.

 

  • Marcos Tadeu

    Ótimo artigo. Mostra que (só) dinheiro não traz felicidade, muito menos leads…