Marketing Digital no Agronegócio: 7 Bons Motivos pra Iniciar Agora

Tempo de leitura: 6 minutos

Os conceitos do marketing tradicional estão cada vez mais obsoletos. Em um mundo cada vez mais informatizado e conectado, o marketing digital vem sendo a principal estratégia utilizada pelas empresas devido aos seus grandes benefícios. E no agronegócio as coisas não devem ser diferentes: marketing digital no agronegócio já é uma realidade.

Apenas um produto de qualidade pode não ser mais o suficiente para atrair e fidelizar um cliente. O que conta é toda a experiência – que envolve o relacionamento com o público, o posicionamento da marca e todo o valor que pode ser entregue além do produto em si.

Mas você sabe tudo o que o marketing digital tem a oferecer ao seu agronegócio? Veremos, neste artigo, 7 razões para o seu agronegócio estar na internet e contar com o apoio do digital.

O marketing digital no agronegócio está a seu favor, pois…

marketing digital no agronegócio

1. Ele faz com que você seja visto

Passamos grande parte dos nossos dias conectados à internet, mesmo que isso já seja tão automático que passe batido. Notebooks, smartphones, tablets e até mesmo as smart TVs fazem parte da rotina de grande parte das pessoas.

Vivendo nesse contexto, não é nenhuma novidade que uma ótima forma de fazer o seu agronegócio ganhar visibilidade é estar presente na internet, não é mesmo? É preciso marcar presença no mesmo ambiente em que o seu público está.

Portanto, a primeira razão para aderir ao marketing digital no agronegócio é ser visto pelo seu público.

Ao contrário do marketing em outras mídias, na internet você consegue direcionar melhor as suas ações para atingir apenas os potenciais interessados no que você tem a oferecer.

O seu website pode ser encontrado em uma pesquisa no Google relacionada a produtos agrícolas. Os seus anúncios podem ser divulgados em outros portais que abordem esses temas. E também, sua marca pode ser associada a páginas e eventos sobre agronegócio, por exemplo.

2. Valoriza a sua marca

Criar uma marca que gere um sentimento de identificação com o público é essencial para se diferenciar em um mercado tão repleto de empresas diferentes.

Pense em marcas como Starbucks, Harley Davidson ou Netflix: o valor que o público enxerga nelas vai muito além do produto ou serviço ofertado.

O marketing digital tem as ferramentas não apenas para aumentar as vendas de um agronegócio, mas também para criar um legado. Afinal, é através de um conjunto de sensações visuais, experienciais e psicológicas que o valor de uma marca é percebido.

Cada pequeno contato com o seu público ajuda a compor a ideia que ele tem sobre a sua marca. Um website com navegação agradável, postagens sobre assuntos relevantes, um e-mail marketing informativo e até mesmo a interação nas mídias sociais.

3. Te posiciona no mercado

O posicionamento de uma empresa no mercado é muito importante, pois é através dele que a marca é percebida por toda a sociedade.

Você não precisa consultar os preços para compreender que a Ferrari é uma marca de luxo, não é mesmo? A empresa se posiciona de modo que todo o público entenda isso.

Imagine que seu agronegócio comercializa um café diferenciado. Ele é produzido quase artesanalmente. Logo, você precisa se comunicar com o público que possui um paladar refinado e as condições financeiras para adquirir o seu produto.

Mas, se for um café comercializado por preços menores e produzido em massa, o foco deve ser bem diferente. Muitas vezes é difícil fazer com que a sociedade enxergue a sua marca da melhor forma. E é aí que entra o marketing digital.

Um posicionamento no mundo digital pode fazer toda a diferença e auxiliar no desenvolvimento de uma boa reputação no nicho em que o seu agronegócio está inserido.

4. Constrói vínculos duradouros

O objetivo do seu agronegócio deve ser estar presente na vida de seus clientes e criar vínculos realmente fortes e duradouros.

Para que isso seja possível, a sua empresa terá que fazer contatos frequentes com o público – sempre mantendo uma coerência que ajudará a criar a sua identidade.

O marketing digital é a ferramenta perfeita para estimular a criação desse vínculo. Através da presença do seu agronegócio na internet será possível estar sempre próximo ao seu público, entregando conteúdos de valor.

5. O investimento é menor

Outra razão para o crescimento do marketing digital no agronegócio e também em outros setores é o custo reduzido para execução das ações.

Em vez de arcar com a veiculação de propagandas na televisão ou anúncios em outdoors, tudo o que você precisa é de acesso à internet e de uma boa estratégia.

É claro que não basta você conectar-se à internet, criar um website e publicar conteúdos sem um bom planejamento e sem saber exatamente o que está fazendo.

Porém, com os conhecimentos adequados em mãos e com uma boa assessoria (e conte com a RG Plus pra isso), é possível ir longe sem precisar tirar muito dinheiro do seu caixa.

6. Você pode mensurar os resultados

Utilizando novamente o paralelo entre anúncios nas mídias tradicionais (como TV, rádio e outdoor) com as ações de marketing digital, você perceberá que os resultados podem ser mensurados de forma mais efetiva quando estão concentrados em um ambiente digital.

É difícil estimar o quão eficiente foi colocar um anúncio em um outdoor. Será que o aumento das vendas foi decorrente dessa ação? Você colocou os anúncios nos locais certos da cidade?

E será que a visibilidade que a sua marca ganhou durante aquele período será lembrada daqui alguns meses?

As ferramentas utilizadas no marketing digital permitem que você controle o número de acessos ao seu website ou blog, de onde vieram esses visitantes, o tempo de permanência no site.

Além disso, você tem como saber quantos deles se cadastraram na lista de e-mails e se tornaram leads, assim como o número de visualizações nas postagens ou o número de conversões em vendas decorrentes disso tudo.

7. Gera novos negócios

Finalmente, seria difícil falar sobre o marketing digital no agronegócio sem citar o aumento das vendas e dos resultados da empresa. Afinal, o lucro continua sendo o objetivo final de qualquer negócio, não é mesmo?

As ações do marketing digital visam trazer os potenciais clientes para perto da sua empresa. Assim, no momento da tomada de decisão sobre uma compra, é o seu agronegócio que será lembrado.

Ou seja, talvez os resultados não cresçam vertiginosamente em curto prazo (ou talvez sim!). Mas pensando na construção de uma marca no longo prazo, o marketing digital pode ser o responsável por construir, pouco a pouco, uma marca que sempre será lembrada pelo seu público-alvo – impactando positivamente nos resultados. Pode apostar.

Você também vai curtir → 5 Dicas Valiosas de Marketing Digital para Agronegócios (e como aplicá-las)

Diz aí: como você vê o marketing digital no agronegócio? Já havia pensando sobre utilizá-lo na sua empresa? Conta pra gente pelos comentários.