Como Passar Credibilidade Através do seu Site

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Alguma vez você já parou pra pensar nos motivos que tornam seu site atrativo e transmitem credibilidade para os internautas? Alguns fatores são bem básicos e óbvios, mas nem sempre são seguidos pelas empresas.

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Quer fazer seu site ser um campeão de credibilidade na internet?

Separei a seguir 10 conselhos levantados em uma pesquisa feita por longos anos e com mais de 4.500 pessoas pelo Stanford Guidelines for Web Credibility (leia aqui os relatos da pesquisa original, em inglês).

Let’s go?

 

1. Torne mais fácil a verificação da veracidade das informações em seu website

Você pode construir a credibilidade de seu website fornecendo suporte de terceiros (citações, referências, origem do material) para informações que você apresenta, especialmente se você vincular a esta evidência. Mesmo que as pessoas não sigam esses links, você mostrou confiança em seu material.

 

2. Mostre que há uma empresa real por trás de seu website

Mostrando que o seu website é de uma empresa legítima aumentará a credibilidade do mesmo. A maneira mais fácil de fazer isso é fornecer um endereço físico e cadastrar no Google Places. Outras características também podem ajudar, como a publicação de uma foto de seu escritório.

 

3. Destaque a experiência na sua empresa e no conteúdo e serviços que prestam

Você tem especialistas em sua equipe? Seus colaboradores ou prestadores de serviços são autoridades? Certifique-se de dar as suas credenciais. Você é filiado a uma organização respeitada? Deixe isso claro. Por outro lado, não faça links para sites externos que não são confiáveis. Seu site se torna menos confiável por associação.

 

4. Mostre que pessoas honestas e confiáveis estão por trás do seu website

A primeira parte deste guia é mostrar que existem pessoas reais por trás do website e na sua empresa. Em seguida, encontrar uma maneira de transmitir a sua confiança através de imagens e textos. Por exemplo, alguns websites postam artigos de funcionários que contam sobre sua família ou hobbies.

 

5. Facilite o contato com você

Uma maneira simples de aumentar a credibilidade do seu website é deixando suas informações de contato claras: endereço, número de telefone, endereço físico, e-mail…

 

6. Elabore seu website para que fique profissional (ou apropriado para sua finalidade)

Nós acreditamos que as pessoas avaliam rapidamente um website apenas por seu design. Ao projetar seu website, preste atenção à tipografia, layout, imagens, problemas de consistência e muito mais. Claro que não são todos os websites que ganham credibilidade com a cara da IBM.com. O design visual deve coincidir com o objetivo do website.

 

7. Torne seu website fácil de usar – e útil

Estamos unindo aqui duas diretrizes em uma. Nossa pesquisa mostra que os websites ganham pontos de credibilidade por serem fáceis de usar e úteis. Alguns desenvolvedores de websites esquecem dos usuários quando servem ao ego de sua própria empresa, ou tentam mostrar as coisas deslumbrantes que podem fazer com a tecnologia web.

 

8. Atualize o conteúdo do seu website com frequência (pelo menos mostre que foi revisado recentemente)

Pessoas atribuem mais credibilidade aos websites que mostram que foram recentemente atualizados ou revistos. Ter um BLOG com matérias interessantes é uma ótima opção.

 

9. Use com moderação qualquer conteúdo promocional (por exemplo, anúncios, ofertas)

Se possível, evite ter anúncios em seu website. Se você precisa ter anúncios, mostre claramente o que é o conteúdo patrocinado e o que faz parte do seu website. Evite anúncios pop-up, a menos que você não se importa de incomodar seus usuários e perder credibilidade. Quanto ao estilo de escrita, tente ser claro, direto e sincero.

 

10. Evite erros de todos os tipos, não importa quão pequenos eles pareçam

Erros de digitação e links quebrados ferem a credibilidade de um website mais do que a maioria das pessoas imagina. Também é importante para manter seu website funcionando.

 

Dicas simples, porém válidas. Esteja sempre atento. O segredo do sucesso está nos detalhes.

Seja detalhista!